Projeto de Valorização do Sítio Arqueológico da Foz do Enxarrique | Vila Velha de Ródão
- Menção Honrosa VI Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus-
Localização:
Foz de Enxarrique
Cliente:
Município de Vila Velha de Ródão
Conceito
A valorização do sítio arqueológico da Foz do Enxarrique, classificado como “Imóvel de Interesse Público” (Decreto nº 29/90, DR I Série, de 17 de julho), constitui, tanto do ponto vista patrimonial, como do ponto de vista científico, um dos mais importantes locais da sua tipologia (acampamento de ar livre) e datação (Paleolítico Médio Final) conhecidos em Portugal e em toda a Península Ibérica.
Como referência essencial e enquadradora da filosofia de intervenção no local, tendo em conta a sua importância patrimonial, foi assumido o documento elaborado especificamente para o efeito pelo Dr. Luís Raposo, em 2013, denominado “Bases para um projeto de Valorização Patrimonial e Educativa do Sítio Arqueológico da Foz do Enxarrique”, o qual se considerará como parte integrante do presente projeto.
O presente projeto pretende assim envolver soluções que, em termos de composição e ordenamento do espaço, permitam a criação de condições para uma utilização múltipla, em três vertentes principais:
- Núcleo museológico diretamente relacionado com o sítio classificado, constituído por um conjunto de estruturas e painéis informativos que deverão proporcionar aos visitantes o conhecimento da importância do local, do seu contexto físico, cultural e científico.
- Escavação-escola, coincidindo com uma área especificamente demarcada no local (área remanescente, ainda não escavada) destinando-se a uma prática continuada de trabalhos de campo, com fins essencialmente formativos.
- Espaço verde de recreio e lazer, que se assume como o remate, a nascente, da zona envolvente do cais fluvial de Ródão, após a transposição da ponte pedonal do Enxarrique.