bibiografia

Arq. Mário Benjamim

Mário Monteiro Benjamim é licenciado pela Universidade Lusíada de Lisboa em 1995 e mestre em Teoria e História da Arquitetura pela mesma universidade desde 1999 e aguarda a realização de provas publicas para obtenção do grau de doutor em Arquitectura na Universidade de Évora

Inicia a sua atividade profissional em 1992 com o atelier A.As - Arquitetos Associados, entre 1995 a 2000 desenvolve projetos de habitação e serviços em regime de colaboração no atelier Júlio Quirino & Paulo Viana Arquitetos, e em 2000 a 2001 com o atelier B+M - Beekink + Molenaar. Em 2003 funda em regime de sociedade o atelier MB-Arquitectos em Castelo Branco, assumindo a sua gerência desde 2007.

É nas aposta de aproximação ao território onde desenvolve a atividade, que se tem sedimentado ao longo dos anos, pela diversidade dos diversos projectos realizados, quer públicos quer privados, quer de maior ou menor complexidade. Um espectro de atividade que tem conseguido deambular do objeto à paisagem, dom planeamento à investigação científica, perseguindo sempre que possível como objetivo a mediação e a resposta coerente da arquitetura a cada novo desafio colocado.

É neste constante desafio que se adiciona a experiência do conhecimento do território onde se opera, bem como o conhecimento adquirido na investigação científica preconizada nos últimos anos, o que permite diferenciar por um lado o serviço prestado, e por outro responder com a singularidade e celeridade necessária aos diferentes programas a implementar.

O recente desenvolvimento de um conjunto de planos estratégicos de reabilitação e de revitalização de áreas urbanas, em territórios com acentuada perda de população, complementa este percurso: o de poder contribuir positivamente através da disciplina e da atividade do arquiteto, para a dinamização de uma região com um potencial índice de qualidade de vida e de consecutivas oportunidades.